Menu



A HISTÓRIA DO NAVIO OU A PENA DOURADA 

Prêmio de Melhor Texto no Festival Curta Cena de Teatro 2012

Release:

Brasil, 13 de maio de 1888. A Princesa Imperial Regente, em nome de Sua Majestade o Imperador, o Senhor D. Pedro II, faz saber a todos os súditos do Império que a Assembleia Geral decretou e ela sancionou a lei seguinte: É declarada extinta desde a data desta lei a escravidão no Brasil...

Os revoltosos saíram do mato. Os outros já estão por toda parte, nas lavouras, nas cidades, dentro das casas... Apenas um insiste em ficar, rejeitando o gesto da Princesa. 


Houve um tempo em que o dia da Abolição da Escravatura era incluído entre os feriados nacionais. Hoje é data quase sempre esquecida. A tomada de consciência das populações negras no Brasil fez com que se rejeitassem, principalmente pela maior parte dos descendentes dos antigos escravos, o 13 de maio, preferindo se festejar o dia 20 de novembro, o da morte de Zumbi dos Palmares, denominando-o “Dia da Resistência Negra” e considerando-o mais digno de comemorações. 

Nos perguntamos se haverá mesmo o dever, por parte dos descendentes dos escravos, de agradecerem por essa liberdade que lhes foi dada. Ou será mais lógico considerar o “13 de maio”, apenas como uma etapa vencida no curso de um processo longo de luta pela libertação, iniciada e sustentada, durante muito tempo, pelas freqüentes e por vezes vigorosas revoltas de escravos, ocorridas tanto na época do Brasil - Colônia como na do Brasil - Império, e continua a desenvolver-se, com novos aspectos, nos dias atuais, sem se poder prever, no entanto, quando ou como será alcançada. 

O duelo verbal estabelecido entre os personagens da peça em um ato, oferece subsídios para que cada espectador tire suas próprias conclusões. 

O texto de Heraldo Souza foi publicado em 2000 pela Litteris Editora (RJ) após concurso literário que envolveu todo o estado. Em 2012 foi o vencedor do II Festival Curta Cena de Teatro em Salvador (Para este festival, foi montado uma cena curta, resumo do texto. As fotos, apresento e ansexo).

Fotos

Vídeo

Clipagens

Parceiros:

Tenha também o seu site. É grátis!